Translate

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O SIGNIFICADO DA PALAVRA “OSS!”


O SIGNIFICADO DA PALAVRA “OSS!
A PALAVRA OSS é uma contração da palavra em Japonês ossishinobu, equivalente ao nosso bom dia ou boa tarde etc. A Palavra Oss, de origem japonesa, torna-se praticamente uma linguagem veicular no mundo do Karatê, compreendida e trocada no meio de numerosos praticantes de varias nacionalidades, não somente nas ocasiões de encontros cotidianos, mas também para substituir as expressões tais como: Muito obrigado, Prazer, Até logo, Ouvi, Compreendi, etc. Ela deve ser emitida do baixo ventre e ser acompanhada de uma saudação apropriada, que denote respeito, simpatia e confiança ao próximo.
Oss, transcrição fonética, se escreve, de fato, com dois caracteres chineses:

O primeiro caractere, que significa literalmente pressionar, simboliza o espírito combativo, a importância do esforço e de afrontar todos os obstáculos, forçar o caminho e avançar com uma atitude positiva e imutável. O segundo caractere, que significa sofrer exprime a coragem e o espírito de perseverança; suportar as dores e resistir os momentos de depressão com paciência e sem renunciar, guardando sempre o moral alto. A juventude possui estas capacidades físicas e morais para afrontar todas as provações, é isto que define a juventude, entre tanto elas serão mantidas e desenvolvidas somente por um esforço cotidiano perseverante. O talento não tem nenhum valor sem o trabalho.
A expressão Oss chama os jovens ao esforço máximo para que eles tomem uma resolução, se comuniquem e se encorajem mutuamente, estando depois assim educados para escolher seu caminho e vocação. Quando ela foi empregada pela primeira vez, entre alunos da Escola Naval Japonesa, já evocava seus princípios. A palavra Oss não deve ser pronunciada levianamente. Desde já reexamine sua atitude, postura, estado de espírito, pronunciação e sua harmonia.O busto se declina sempre mantendo o tronco reto, queixo retraído, articulando então a palavra. O movimento, a respiração e a articulação assim executada contribuem para preencher o baixo ventre com o Ki e a força.Parte inferior do formulário.
De acordo com princípios de AUN, quando se emite Oss a respiração e o som são IN. AUN, um método de respiração para atingir a harmonia com o universo, significa Céu e Terra, Yin e Yang, Inyo, os quais são componentes opostos (elementos positivos e negativos), que formam nosso Universo.

2 comentários:

  1. então isso tudo se resume em paciencia e perseverança ,certo?

    ResponderExcluir
  2. É difícil captar toda a profundidade de uma expressão tão antiga e subjetiva como o OSS do Karate-Do.

    O uso do OSS está tão arraigado no cotidiano de nós Karatekas que há uma grande incidência de colegas que o utilizam da maneira correta e, no entanto, sentem dificuldade de expressar com palavras o seu sentido.

    Não obstante, esse tipo de conhecimento presta um grande serviço ao Karate-Do de modo geral, pois ele serve para saciar a curiosidade de todos aqueles que estão de fora e não conseguem sentir o real peso que essa pequena palavra de 3 letras possui.

    Parabéns.

    ResponderExcluir