Translate

domingo, 5 de junho de 2011

AS TÉCNICAS DO KARATE-DO PARTE 4: BUDÔ E TODOME-WAZA


  1. BUDÔ
O karatê-do tradicional tem por base a filosofia do budô. O Dr. Imamura, da Universidade de Waseda, identifica no elemento bu o conceito de controle da violência, da disciplina de vida. Segundo o mesmo autor, significa método, doutrina ou caminho.
O uso de armas acompanha a história do homem desde a sua existência e, infelizmente, ainda existem conflitos entre os seres humanos. A prática correta das artes marciais nos ensina a conviver com esta realidade, vivenciar na prática os nossos instintos que, às vezes, se tornam negativos ou positivos para a sociedade. A luta, como prática regular e adequada de atividade física, ensina a controlar os impulsos agressivos. O conflito, a vingança, etc., não trazem bom resultados, o que se pode conseguir praticando as artes marciais com finalidade educativa, para a obtenção do equilíbrio e da tranqüilidade física e mental.
Para um bom desempenho em situações de competições, o praticante deve ter em vista, como um dos pontos, o budô. Isto é, ser cortês e ter atitude respeitosa. Isso irá influenciar todo o ambiente; não se esquecer das palavras do mestre Funakoshi: “O karatê se inicia e termina com os cumprimentos de cortesia”. Assim, habituar-se a uma conduta de respeito em relação aos outros, evitando que a luta seja pura manifestação de instintos primitivos. No karatê, se não há disciplina, a violência impera. Ainda, o cumprimento não deve ser falso, um disfarce de más intenções, mas deve surgir de uma convicção interior, como demonstração de serenidade, firmeza e integridade de cada lutador.
Comemorações excessivas após a vitória sobre um oponente em um campeonato são falta de respeito e de budô e, podem até desclassificar o vencedor. Devemos respeitar o oponente, pois, nem sempre vence o melhor em um campeonato, como o seria em um duelo envolvendo a vida e a morte. Também não devemos usar palavras difamadoras ou de baixo calão com os nossos companheiros de treino ou oponentes de luta.

  1. TODOME-WAZA
          No karatê-do tradicional não se enfatiza a seqüência de golpes como em algumas artes marciais. Enfatizamos o Todome-waza (golpe definitivo) – onde um único golpe destrói o poder ofensivo do oponente, por isso apenas o ippon como pontuação máxima, e não nihon e sanbon como no karatê esporte. Com os treinamentos de kumitê, que é o combate real, utilizamos conhecimentos de kihon, kata e en-bu, testando nossas habilidades e aplicando a técnica de acordo com o adversário, buscando sempre o Todome-Waza (golpe definitivo), pois o karatê é arte de golpe único.
Segundo Nishiyama (2007) todome-waza é um golpe definitivo, onde o poder ofensivo do oponente é destruido com um único golpe, podendo ser Tsuki (soco), Uchi (golpe de percursão, Ate (choque ou impacto), ou Keri (chute).
As técnicas de luta de okinawa, ou seja, todome-waza, requerem anos de treinamento dos exercícios de base, que tem por objetivo alcançar velocidade, capacidade e rapidez de contração, focalização precisa, reunião e desencadeamento das forças em cada golpe. Esta busca de técnicas eficientes é denominada todome-waza.

BIBLIOGRAFIA


NAKAYAMA, Masatoshi. Karatê Dinâmico, Editora Pensamento-Cultrix, São Paulo, SP, 2004.
NISHIYAMA, Hidetaka & BROWN, C. Richard.  Karate – The art of “empty hand” fighting, Charles E. Tuttle Company: Rutland, Vermont: Tokyo Japan, seventy-fourth printing, 1986. First edition-1960.
NISHIYAMA, Hidetaka. Competition Rules, Copyright by: International traditional federation, Inc. (Hidetaka Nishiyama, Chairman), 2007.
NAKAYAMA, Masatoshi. O Melhor do Karatê, Vol. 1 e 2, Editora Pensamento-Cultrix, São Paulo, SP, 2002.
FUNAKOSHI, Guichin. Karate-do Nuymon – the master introductory text, KODANSHA INTERNATIONAL, New York, 1987.
SASAKI, Yasuyuki. Clínica de Esportes Karatê-dô, USP, Centro de Práticas Esportivas-CEPEUSP, São Paulo-SP, 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário